Luiz Fernando Plens de Quevedo

luiz.quevedo@gnetoadv.com.br

Formação acadêmica

Advogado formado pela Universidade de São Paulo (2002), é Especialista (2004) e Mestre (2008) em Direito do Trabalho, sempre pela Universidade de São Paulo. Ministra aulas em cursos de pós graduação em Direito do Trabalho.

 

Experiência profissional

Ao longo dos quase 20 anos de carreira, desenvolveu-se e adquiriu experiência ao atuar com destaque nos maiores escritórios especializados em Direito do Trabalho, oportunidades em que, desde antes da graduação, focou sua atenção no atendimento de questões empresariais estratégicas, nas suas mais diversas dimensões.

Atua na área processual, na defesa dos seus clientes nas mais variadas e complexas demandas. Transita em ambiente no qual detém singular experiência, voltada ao desenvolvimento das mais variadas estratégias para enfrentamento de tormentosas lides trabalhistas, ao bem definir os riscos de exposição e variáveis envolvidas em cada hipótese, na perspectiva de orientar os clientes com as melhores possibilidades a serem utilizadas na defesa da empresa, sempre a considerar as peculiaridades locais de cada Tribunal e do Tribunal Superior do Trabalho.

Ainda na atuação contenciosa, atua na defesa dos seus clientes na esfera negocial e pré-processual, com destacado reconhecimento em questões de vulto a envolver o Ministério Público do Trabalho, seja nos Procedimentos Preparatórios e Inquéritos Civil Públicos, seja em Ações Civil Públicas. O mesmo domínio já demonstrou ao assistir empresas em contenda com o Ministério do Trabalho, inclusive em relação às operações relacionadas à exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravo.

Com uma visão completa e multidisciplinar das questões relacionadas ao Direito Coletivo, é hábil ao estabelecer parâmetros no trato com as entidades Sindicais e na condução própria de negociações coletivas, com ampla expertise no ambiente negocial ou contencioso coletivo.

Possui ampla experiência na elaboração de contratos trabalhistas e afins, a envolver prestação de serviços e atividades correlatas, que envolvem a administração do quadro de colaboradores em geral, com especial destaque na definição das políticas empresariais relacionada aos recursos humanos e especificidades na contratação de profissões regulamentadas.

Aliando experiência do Direito Empresarial em áreas outras que não o Direito do Trabalho, participou e liderou reestruturações societárias, vendas, aquisições, sucessão de empresas, e na formatação da constituição de grupos empresariais, sempre na perspectiva da proteção patrimonial diante das especificidades das execuções trabalhistas.

Na área consultiva pura, elabora pareceres jurídicos de temas pertinentes, tanto para uso processual, quanto para prevenção de litígios. Por diversas vezes é convidado a dar seu parecer jurídico acerca de questões ligadas ao Direito do Trabalho para jornais e demais veículos de comunicação especializados.

Reconhecimentos

The Legal 500 – 2017 (Labor Law), foi mencionado como um dos principais advogados do setor no país e conduz equipe preparada para enfrentamento dos novos desafios nas relações de trabalho.